terça-feira, 29 de maio de 2012

Janta ou Jantar?

TOQUES E TRUQUES DA LÍNGUA PORTUGUESA
Jantar: Cena (espanhol);  Dinner (inglês)

Janta é a palavra de sabor popular; a língua possui jantar: o jantar, sala de jantar.
Apesar de ser comum escutarmos as pessoas chamando a principal refeição da noite de "Janta", está errado! Em português, nós nomeamos as 4 refeições diárias de café-da-manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.


Certo: "O jantar está na mesa!"
Errado: "A janta está na mesa"


O que confunde é que em outros idiomas, como no espanhol, por exemplo, o verbo (cenar) é diferente do substantivo (cena). Porém, no caso do português o verbo é igual ao substantivo. 


Falamos ou escrevemos janta quando estamos utilizando a 3ª pessoa do presente do indicativo (EU janto; TU jantas, ELE/ELA janta, NÓS jantamos, ELES/ELAS jantam, VOCÊS jantam).


Ex.: "Chico janta todos os dias com a sua família"
"Ele sempre janta macarrão com molho de tomate"


Esperamos seus comentários, dúvidas ou sugestões para trabalharmos no próximo Toques & Truques!


Boa noite e bom jantar!!


Fonte: Livro Não erre mais! Luiz Antonio Sacconi. Atual Editora Ltda.

6 comentários:

  1. Ok, entendo a objeção, mas então esta regra destoa (é portanto uma execeção) das demais refeições, pois não se fala o almoçar está na mesa, e sim o almoço, não se fala o ceiar está servido, mas sim a ceia, nem o lanchar está pronto, mas sim o lanche.
    Com a devida vênia, penso que a regra está equivocada, pois não há razão para que somente naquela refeição não se adote a forma reduzida da palavra para designar o substantivo. Mesmo ela tendo origem na palavra "jantare".
    Lógico que é só uma modesta opinião de quem não sabe como as regras do português são consolidadas. A propósito, no site da Academia Brasileira de Letras o vocábulo "janta" está cadastrado como substantivo feminino.

    ResponderExcluir
  2. As duas formas estão corretas e são reconhecidas nos dicionários da língua portuguesa desde o século 19.

    ResponderExcluir
  3. Fui corrigida recentemente por dizer "A QUE HORAS É A JANTA". Sou professora de PORTUGUÊS e sempre ensinei que janta era uma palavra regressiva do verbo jantar. Entendo que seja mais elegante chamar "O JANTAR" porém não concordo que o termo "A JANTA" esteja errado.

    ResponderExcluir
  4. Esse blog não é confiável. Desde 1881 a palavra janta é considerada um substantivo. Que absurdo ensinar errado.

    ResponderExcluir
  5. Sou professora, leciono Português e tal como a professora Síria, também fui corrigida por outra professora ao perguntar: - Onde será a janta? (janta é uma derivação regressiva); tanto pode ser verbo, como pode ser substantivo - a janta. ( se antecedida de artigo)
    Tive pena da prepotência da colega e da maneira nada polida como expôs a sua ignorância a respeito do assunto. Talvez por desconhecer o fato de que o termo apareceu pela primeira vez num dicionário de Portugal em 1881.
    Diante do uso corrente da expressão, a Academia Brasileira de Letras define "janta" como substantivo feminino, quanto a flexão do verbo jantar, ficando a critério do falante, escolher a opção que mais agrada; ao escrever, é adequado optar pela norma culta da língua, o que não foi o caso, pois o questionamento ocorreu na oralidade e na informalidade.
    Aconselho cautela ao corrigir alguém em se tratando do idioma Português.

    ResponderExcluir